Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Advogado é condenado por se apropriar de valor pertencente a cliente

Profissional foi contratado para atuar em ação trabalhista.

Publicado por Vanda Lopes
há 7 anos

Advogado condenado por se apropriar de valor pertencente a cliente

A juíza Maria Priscilla Fernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal Central da Capital, condenou um advogado acusado de apropriação indébita a prestar serviços à comunidade ou entidade pública pelo prazo de três anos, quatro meses e 20 dias. Ele terá que pagar, ainda, valor equivalente a dez salários mínimos a título de prestação pecuniária.

Segundo a denúncia, o réu foi contratado pela vítima para atuar em ação trabalhista contra um banco. Após a procedência do pedido, o advogado realizou o levantamento do valor, não informou à cliente e se apropriou do depósito judicial no valor de R$ 152 mil.

Na sentença, a magistrada afirmou ter ficado comprovada a apropriação indevida do valor do depósito e o condenou a três anos, quatro meses e 20 dias de reclusão, em regime aberto, além do pagamento de 40 dias-multa – a pena privativa de liberdade foi substituída pela restritiva de direitos. “Restou nítido que o réu se apropriou da quantia da vítima e a usou para custear interesses próprios, para estruturar a nova sede de seu escritório, bem como para supostamente custear sua estadia em um hospital. Como se não bastasse, tentou aplicar um golpe em seu próprio cliente, afirmando que este teria direito a receber apenas R$ 66 mil, e que mesmo assim teria que esperar para receber, pois já houvera gastado o dinheiro. Destarte, de rigor a condenação do réu nos exatos termos da denúncia.”

Cabe recurso da sentença.

Fonte: Comunicação Social TJSP-imprensatj@tjsp.jus.br

  • Sobre o autorADVOGADA
  • Publicações83
  • Seguidores187
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações278
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-e-condenado-por-se-apropriar-de-valor-pertencente-a-cliente/420363798

Informações relacionadas

Xarmeni Neves, Advogado
Modeloshá 2 anos

Contrato de Namoro

SILVIO NEI SILVEIRA, Advogado
Modeloshá 2 anos

Contrato de Namoro

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Às vezes, o comportamento de um único advogado de uma classe que tem mais de 1 milhão de profissionais, acaba por macular a imagem da advocacia.

Todavia, não se pode colocar na mesma vala e de pronto todos os profissionais representado.

Reflitamos! continuar lendo